domingo, 31 de agosto de 2008

Portaria em destaque.

.
Foi feito as pressas por isso não saiu muito bom, mas tentei colocar em destaque a luminosidade que vem das janelas, o fluxo continuo de pessoas em movimento, o uso do mural e da aglomeraçao de pessoas que se encontram.


Foto original


sábado, 30 de agosto de 2008

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Photoshop na performance


Trabalho da performance no photoshop, tentando explicar um pouco a ideia principal dela através de efeitos do ps.
A idéia básica é da arte se libertando das formas, do homem que a aprisiona ( representado pelas fotinhas no canto, do momento de criação), e ela vai indo em busca de algo novo e desconhecido ( a LUZ. ). E coloquei as obras de arte do local em destaque.

.

domingo, 24 de agosto de 2008

3xn: criando o patrimônio do amanhã

.3xn é um estúdio de arquitetura dinarmaquês que me impressionou muito. Ele inova nas estruturas, fazendo desenhos arrojados, mas que não são somente idéias malucas da mente de arquitetos, são funcionais, possuem toda uma base criativa que faz com que tais formas sejam úteis e consigam captar o que o local tem de melhor para oferecer. É interessante que no site ( http://www.3xn.dk/) eles mostram um pouco de como eles chegam nas idéias.

The Ørestad College foi o primeiro projeto que abri no site e fiquei encantada, apartir da idéia simples de 4 bomerangues , cada um representando um andar, eles fizeram um prédio super diferente colorido e funcional!.


The Ørestad College

Além das idéias bem elaboradas é interessante analisar como é apresentado seus projetos. De forma clara, direta e usando de programas de computador, maquetes, videos , esquemas, eles mostram como idéia surgiu, a interação com o ambiente, com as pessoas, e como vai ficar quando estiver pronto. Light*house é um dos projetos que tem isso bem exemplificado na sua apresentação no site, é interessante que tem também um texto que explica um pouco o processo criativo, no caso do light house de que sua forma veio a partir da idéia de como é o desenho da água quando refletida.

Esse site me mostrou a importância que uma boa apresentação tem e de que existe várias maneiras para se apresentar uma mesma idéia.

3xn pra mim é exatamente o que considero boa arquitetura, não é atoa que eles são tão premiados, eles são a união de boas idéias, bom layout, arquitetura poética e funcional. Como eles mesmo dizem em seu site, o '3xn transforma poesia em arquitetura com o objetivo de fazer o pratimônio do amanhã. Algo bem provável com uma arquitetura irreverente e útil como a deles.
.
.

Photoshop.. até onde ele é útil?

.
Bem eu já pensei sobre esse assunto algumas vezes, de como programas atuais manipulam as imagens conseguindo modifica-las e tornando completamente diferentes, mas acabo por não concluir muita coisa.
.
Eu aprecio muito mais a fotografia sem esse efeitos, acho incrível quem sabe tirar boas fotos (especialmente porque eu não consigo tirar.. ) Saber valorizar o ambiente e fazer uma foto única é uma arte, e acredito que mesmo com todos os efeito que o photoshop faça, ele não consegue tudo , é preciso ter uma noção de fotografia pra deixar uma foto boa, saber encontrar um bom ângulo, por exemplo, coisa assim que é preciso ter antes de tirar a foto. Mas enfim, mesmo assim acaba que a tecnologia substitui um pouco o papel do fotógrafo, e hoje imagens são tão facilmente manipuladas que nem valem mais que mil palavras.. ele cria um mundo ilusório, pessoas perfeitas, lugares lindos, coisas que as pessoas buscam pra realidade, mas não encontram, pois só existem em um mundo virtual. Entretanto, como tuda a vida, o photoshop tem seus lados positivos, ele é útil em muitas coisas, na arquitetura mesmo, pra elaboração de projetos e coisas do tipo, é uma ferramenta muito útil se não usada com exagero.

Concluindo, este é um tema que te muito a se pesar, mas acho que photoshop é útil, só não deve ser usado ao extremo ( a não ser que deseje passar um efeito de surreal), pois acaba adulterando a realidade a um ponto que cria uma paralela, mas certos efeitos que ele faz, que são impossíveis de se fazer na realididade, pra determinadas propostas é interessante também. Mesmo não sabendo ainda lidar muto com photoshop acho ele muito interessante.
.
Não sei se consegui concluir realmente alguma coisa, mas deu pra passar um pouco da idéia que tenho do assunto...
.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Preparando performance

.


A sala escolhida para nossa performance foi a sala do Alejadinho, lugar que serve basicamente de corredor, e que possui várias réplicas de obras de artem mas se encontram em mau estado.
A performance é basicamente uma modalidade que apresenta ligações com o teatro musicas. Site specific é uma modalidade na qual a performance só pode ser apresentada em um determinado lugar( que é a proposta sugerida nas aulas de plástica).

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Viki Muniz


Viki Muniz, artista paulistano que nos EUA ganhou renome internacional fazendo sua arte excêntrica e fantástica.
Através de materiais, na maioria inusitados e perecíveis, ele transforma fotos 'clichês' em obras nada comuns. Elas surpreendem não só por este contraste , de algo tão normal ser tratado de forma inovadora, tornando uma foto que já nem era mais vista como 'arte' , novamente se tornar! (como, por exemplo, a foto do Che acima, uma foto estampada em tudo que é lugar, mas que tem outra cara através de seu trabalho) Além disso a forma minuciosa que é feito, detalhada dá um brilho a mais a sua arte. Achei simplismente inacreditável tooodo o processo criativo dele.


domingo, 17 de agosto de 2008

Resultado final


Mudei completamente o meu desenho, porque estava fraco demais, mas a idéia continuou a mesma. As cores (agora de fundo) representam a natureza que está presente por toda praça, coloquei em destaque a' cor.. vida', pra tentar parecer mais óbvio a relação com a natureza que tentei passar no trabalho. O fundo cinza representa o meio urbano em que ela se situa. E a idéia central é que a praça consegue libertar você de tudo que ela rodeia (caos urbano) e faz você sentir sensações novas com a natureza. As letras espaçadas é pra dar uma idéia de liberdade, de um lugar com a pressa não sufoca.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Boa arquitetura + Tipografia + Cotidiano =


O trabalho dessa vez era através da tipografia falar sobre algo que consideramos boa arquitetura e que é presente no nosso cotidiano. Só pra constar "tipografia é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente’ e serve para que o layout final tenha uma “atmosfera” ou “ressonância” apropriada ao conteúdo abordado".
Atualmente no meu cotidiano não tenho participado de muitas obras arquitetônicas, é só EA, casa e a praça da liberdade, que é onde pego fôlego pra começar a maratona do dia... Não sei se passei o conceito que queria com a profusão de cores, mas a intenção foi basicamente a seguinte: mostrar que ela é uma forma de escape do caos urbano, pois através da natureza, que possui uma abundância de cores, você pode sentir diversas sensações e tentar descobrir no meio outras coisas, o que ela nos traz além de ser somente natureza... por isso as letras de diversas cores sem uma lógica, pois vc pode ler as letras ou ver pelas cores ou ver de outra maneira...

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Patrícia 1 x 1273871 photoshop .. axo q nessa ele ganhou..

Primeira atividade de aula: fazer um mapa do percurso de casa até a EA. Bem.. parece até dever de criança, mas n foi NADA fácil, além de n conhecer muito BH, ter feito esse percurso pouquíssimas vezes e ele ser BEM longo, eu ainda me atolei na hora de fazer o desenho, na pressa fui fazendo uma linha reta e quando vi a folha tinha acabado, e por isso fui dividindo o mapa e assim ele ficou um pouco complicado. Ah! Tem ainda o fato de ter alguns espaços somente indicando que tem curvas, porque eu não sabia o que tinha na região... ahiuahiuahiua Comparando o do google com o meu eles não se parecem muito, por exemplo, eu comecei fazendo minha casa na parte debaixo da folha o google indica na parte superior. as fotos estão abaixo..







No meu desenho a parte sublinhada de verde é a parte que vou caminhando e de laranja é a que vou no ônibus. Na verdade a proporção do mapa tá péssima, afinal eu ando muito mais no ônibus do que a pé, mas eu coloquei '...' indicando que tinha um caminho grande só que nem da pra ver pelo desenho , enfim mesmo o percurso a pé sendo o menor como vou andando eu reparo mais no meu redor, vo indo devagar aii eu fiz ele mais bem explicado.. haiuahiua

O caminho q faço começa no bairro São José na região da Pampulha. Eu vou andando até o ponto do lado da UFMG na Abraão Caram e pego o 2004. É uma volta gigantesca. Mas a maior parte do tempo segue reto na Antônio Carlos, ele faz algumas curvas, mas não gravei ainda os locais, só sei q tem uma rua Cabral (chará do professior ;D hahaiua) no nome e é perto da Afonso Pena (sinal q to chegnado na EA ) , eu desço do ônibus perto da praça da liberdade e sigo pela Gonçalves Dias .
Sobre os lugares que identifiquei no mapa (mas nem da pra ler) são alguns pontos que sempre observo e que servem de referência para me localizar. A UFMG na Pampulha, a região em obras na Antônio Carlos, o hospital de Belo Horizonte, o Iapêi( foi como me falaram q se chama um conj. habitacional na cracolândia, são uns prédios, mas não sei o nome certo), o metrô q fica embaixo da ponte, o parque municipal, a igreja São José, a praça da liberdade, e a lanchonete xodó ( ponto de referência pra me localizar na praça, pois me perdi lá algumas vezes.). Existem alguns prédios q acho interessante e q sempre reparo, mas não sei o nome como, por exemplo, um verde na esquina da praça da Liberdade com a Gonçalves dias.
Depois de muuuuuuuuita briga com o photoshop realizei a segunda parte do trabalho que é a junção dos mapas.. eu fiz algumas formas e ai estão:


Eu considero a 1° dos três a foto oficial, mas depois de taaanto esforço pra fazer esse negoço resolvi postar todos, infelizmente n da pra ver o caminho direito em nehum dos três e nem deu pra fazer coisa mto diferente no photoshop, mas eu realmente tenteei fazer algo , fiquei praticamente dois dias fazendo isso, e eu to com mto ódio do photoshop. espero q as próximas experiências sejam melhores, pq dessa vez ele ganhou. ¬¬

domingo, 10 de agosto de 2008

Pequim gloriosa


As pegadas (feitas com fogos de artifício) rumo ao estádio já anunciavam um show surpreendente, mostrando do que a criatividade aliada com a alta tecnologia é capaz. Era incrível como o estádio se integrava: imagens na parte superior, luzes no público, sons, e no palco coreografias muito bem ensaiadas. Coreografias essas que impressionaram pela sincronia e criatividade, com danças na qual se faziam desenhos (achei uma das melhores partes do show) e caixas movendo harmonicamente, que no final surpreendia a todos revelando que não era mais um efeito tecnológico e sim muito esforço humano.

O show trouxe contrastes que encantaram, como a história milenar recheada de efeitos hightech de uma China atual, que mostra que quer lembrar somente das glorias imperiais (omitiu toda fase conflituosa de sua história nas apresentações), quem sabe tentando dizer que quer ser poderosa como era, e em seu belíssimo show ela mostrou que tem chances...
.
O espaço foi utilizado completamente com apresentações no ar, como a do globo suspenso, o símbolo olímpico em forma 3d e o 'vôo' para acender a chama olímpica. E no solo apresentações de diversos estilos com a integração de todo o estádio ninho do pássaro, que por si só ja é um show a parte.